Inácio Martins recebe R$ 8,5 milhões para infraestrutura; Estado regulariza propriedades de 202 famílias

27/09/2021
A rotina da pequena Inácio Martins, cidade com pouco mais de 11 mil habitantes no Centro-Sul do Paraná, mudou para melhor nesta sexta-feira. O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou títulos de propriedade a 202 famílias da Vila São Roque, que saíram da informalidade imobiliária. O Governo do Estado confirmou também a assinatura de convênios para investimentos de 8 milhões e 500 mil reais em diferentes obras de infraestrutura na cidade. O governador destacou o grande volume de investimentos realizados pelo Governo do Paraná na região.// SONORA RATINHO JUNIOR.// Ratinho Junior lembrou que os mais de 8 milhões de reais em investimentos são fruto da política do Governo do Estado de priorizar as pessoas, cortando custos e diminuindo o tamanho da máquina pública.// SONORA RATINHO JUNIOR.// A documentação que reconhece o direito de propriedade dos moradores foi emitida de forma gratuita para a população beneficiada. O custo, de 500 reais por unidade, foi pago com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. As famílias beneficiadas nesta etapa, a primeira do projeto de regularização fundiária concluída em Inácio Martins, residiam em imóveis sem registro. Romildo Alves de França, de 63 anos e atualmente desempregado, celebrou a regularização do imóvel em que já mora há mais de duas décadas.// SONORA ROMILDO ALVES DE FRANÇA.// Com a regularização da Vila São Roque, 510 famílias foram atendidas na cidade nos últimos anos com a conclusão dos serviços nos bairros Curtume, Vila Nova, Dallegrave e Lara. A partir da efetivação dos documentos, as pessoas podem registrar a propriedade dos imóveis em cartório. Com o direito adquirido, elas têm segurança jurídica para fazer melhorias e ampliações de suas moradias sem riscos de perda, além de poderem realizar financiamentos e terem um expressivo aumento no valor do patrimônio. A regularização fundiária também permite à prefeitura incrementar a arrecadação municipal com a cobrança de IPTU, com recursos que podem ser revertidos em melhorias de infraestrutura e de oferta de serviços públicos às próprias regiões regularizadas. Em todo o Paraná, cerca de 16 mil e 200 famílias de 48 municípios devem ser beneficiadas pela iniciativa, que é executada por empresas especializadas licitadas pela Cohapar. A companhia também é responsável pela fiscalização de todas as etapas do trabalho técnico e documental. O presidente da Cohapar, Jorge Lange, ressaltou a importância do projeto para as famílias de baixa renda.// SONORA JORGE LANGE.// Com recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, vai ser pavimentada uma área de mais de 8 mil metros quadrados das ruas Visconde de Guarapuava e Marechal Floriano Peixoto, importantes vias urbanas do município. O investimento é de pouco mais de 2 milhões de reais. Obras que deixam a cidade cada vez melhor para a população, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.// SONORA SANDRO ALEX.// João Carlos Ortega, secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, explicou a série de investimentos da pasta na cidade.// SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA.// O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, celebrou o grande volume de investimentos.// SONORA JÚNIOR BENATO.// Mais informações sobre os investimentos do Governo do Paraná em Inácio Martins, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)