Novas moradias melhoram qualidade de vida de famílias carentes de Mangueirinha, na região Sudoeste

05/10/2020
Onze famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social em Mangueirinha, na região Sudoeste do Paraná, estão mudando de vida. Elas receberam, nesta sexta-feira, as chaves de novas moradias do programa Nossa Gente Paraná. O empreendimento recebeu investimento de 644 mil reais, por meio de um financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, intermediado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Estes recursos foram usados para custear todo o valor dos imóveis aos beneficiários, que segundo a chefe do escritório regional da Cohapar, Tânia Bernardon, residiam em condições muito precárias na região.// SONORA TANIA BERNARDON.// A construtora Empremac, contratada via licitação pela Cohapar, executou os serviços do Conjunto Habitacional Vila Esperança, instalado no bairro de mesmo nome, em 12 meses. São unidades habitacionais que possuem modelos padrão de 32 metros quadrados, com unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência, conforme prevê a cota de atendimento do programa. Uma das famílias atendidas pela iniciativa foi a da aposentada Olivia Lourenço, de 65 anos, que disse ter passado por diversas dificuldades nos anos que passou na antiga residência, construída de forma improvisada e sem documentação.// SONORA OLIVIA LOURENÇO.// Além do acompanhamento social pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a instalação dos padrões de energia elétrica foi feita pela Copel, enquanto a rede de água e esgoto, pela Sanepar. Em ambos os casos, não houve qualquer cobrança aos proprietários. A doação do terreno, topografia, limpeza e demarcação dos lotes, pavimentação da rua e iluminação pública foram feitas pela administração municipal. Outros detalhes sobre os programas habitacionais do Paraná podem ser conferidos em cohapar.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)