BAND NEWS - Programas para atender pessoas em assentamentos precários e idosos são apresentados no Paraná
Quase novecentos assentamentos precários espalhados por todo o Paraná devem ser beneficiados pelo programa “Vida Nova”, do Governo do Estado. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira, pela Cohapar, a Companhia de Habitação do Paraná.
O programa pretende atender esses assentamentos, que tem pouco mais de 86 mil domicílios. A ideia prevê dois tipos de intervenção: a recuperação e a implementação de redes de infraestrutura em conjuntos habitacionais muito antigos; e a requalificação em assentamentos precários situados em áreas públicas, como nascentes de rios, por exemplo.
Devem ser atendidas famílias em situação de vulnerabilidade social e com rendimento bruto familiar que não seja maior do que três salários-mínimos por mês. Os recursos são disponibilizados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza, financiamentos nacionais e internacionais, parcerias estaduais com empresas públicas, Tesouro Estadual e fundos municipais.
Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o programa propõe um resgate dessas famílias e o projeto-piloto vai ser lançado em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, para cerca de 80 famílias.