Com 270 mil em recursos estaduais, Cohapar viabiliza moradias para famílias de Santo Antônio da Platina

“Esse sonho que se concretiza hoje me traz mais dignidade, agora tenho minha casa e vou sair do aluguel”. Foi assim que a empregada doméstica Eliane Cristina César, 45 anos, descreveu o momento de receber as chaves de seu imóvel com apoio da Cohapar. Dentre os 20 novos proprietários das moradias do Residencial La Belle, entregue na manhã de hoje (02), em Santo Antônio da Platina, 17 deles foram contemplados com subsídios para custear o valor de entrada, por meio do programa estadual Casa Fácil. A obra, de quase R$ 2,5 milhões em investimentos, é fruto da união do Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal e Crzenge Incorporadora.

O Estado concedeu R$ 270 mil em recursos no projeto, através do programa Casa Fácil Paraná, para atender 17 famílias com renda de até três salários mínimos. Os mutuários foram beneficiados com subsídios de R$ 15 mil cada, usados para reduzir o valor de entrada de seus imóveis. O trabalho do Estado envolveu, ainda, a assistência técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), responsável pelo cadastro, orientação e liberação dos recursos aos interessados, após aprovação do crédito junto ao agente financeiro. Além disso, os compradores puderam contar com descontos variáveis do programa federal Minha Casa Minha Vida, e ainda usar o saldo do FGTS para abatimento do montante a ser financiado.

O Residencial La Belle possui três padrões de imóveis, com tamanhos de 44,84m², 45,41m² e 45,52m², construídos em lotes que possibilitam a ampliação. As casas foram entregues com piso em todos os ambientes e são divididas em dois quartos, banheiro social, sala e cozinha conjugadas, área de serviço e jardins interno e externo. Ademais, o conjunto tem acesso facilitado e conta com toda infraestrutura já consolidada na região. Esta é mais uma obra que reforça o comprometimento do Estado na promoção da moradia digna às famílias paranaenses.

As unidades habitacionais foram comercializadas por R$ 154 mil e a renda mínima exigida para esse empreendimento era de R$ 1.320,00. As prestações ficaram com valores a partir de R$ 396,00, custo muito menor que a média de aluguel praticado na cidade, e o saldo devedor pode ser pago em até 360 meses pela Caixa Econômica Federal.

Para o bancário João Elias Fernandes de Araújo, 24 anos, conquistar o primeiro imóvel com o auxílio do governo marca novas possibilidades para sua vida. “Ter uma moradia é um sonho muito antigo e, a partir de agora, consigo abrir outras portas, construir uma família. É uma grande realização”, enfatizou.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega das chaves: o prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto; o proprietário da Crzenge Incorporadora, César Ulisses de Almeida Rezende; o Coordenador da Casa Civil, Joarez Leal; o gerente da Caixa no município, David Cardin; e o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Cornélio Procópio, Vagno Orias.