FOLHA REGIONAL CIANORTE - Governo entrega 193 casas populares em Terra Boa
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, representou nesta quinta-feira (08) o governador Carlos Massa Ratinho Junior na cerimônia de entrega de 193 casas populares dos Conjuntos Residenciais Sena 1 e Sena 2, em Terra Boa, no Noroeste do Estado. “O momento mais importante de uma família é ter a casa própria”, diz o secretário.
A obra foi executada pelo Programa Minha Casa Minha Vida, através de uma parceria entre a prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a Construtora Japurá. O investimento total ultrapassa R$ 16 milhões e cada unidade habitacional está avaliada em R$ 92 mil.
O secretário destacou, ainda, que o conjunto habitacional foi construído dentro dos critérios de sustentabilidade. “Este empreendimento mostra a marca da sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável hoje é a marca mundial”, disse.
O secretário ressaltou o trabalho do Governo do Estado em ações na área habitacional, para dar moradia digna às famílias e contribuir com os municípios.
No Paraná, desde o início de 2019, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) revisou e renegociou contratos de prestação de serviços, reduziu gastos com cargos comissionados e funções gratificadas. Medidas diminuem gastos administrativos e aumentam os investimentos para benefício direto da população.
A economia propiciada, somada a novos recursos do Governo do Estado, permitiu à Cohapar focar em novas ações próprias.
Hoje, 1.366 imóveis financiados pela Cohapar estão em construção ou em processo de contratação. A Cohapar também está coordenando a construção de condomínios da terceira idade, uma das prioridades da gestão estadual.
Para a faixa mais carente da população, a Cohapar e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho têm trabalhado de forma integrada para viabilizar a construção de moradias totalmente subsidiadas por meio do programa Família Paranaense.
Está em fase de conclusão a atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS) pela Cohapar. Os estudos e levantamentos, feitos em parceria com as prefeituras, servirá de diagnóstico para a gestão definir prioridades de investimentos ao longo dos próximos anos.