Famílias de Maripá podem obter escrituras de suas casas a preço reduzido

Confira o áudio desta notícia

Famílias de Maripá que já quitaram o financiamento imobiliário com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) podem emitir a escritura de suas casas com custos reduzidos e condições facilitadas de pagamento. O serviço, oferecido pelo Governo do Estado,  beneficia 189 famílias da cidade, na região Oeste. O custo da escrituração do imóvel chega a custar até 75% menos do que os praticados pelos cartórios.

A emissão da escritura pode ser paga por R$ 478,36 à vista ou parcelada em quatro prestações de R$ 132,88 ou seis parcelas de R$ 88,60. Após o pagamento, o documento é emitido em até 15 dias úteis e é utilizado para fazer a matrícula da casa no cartório de registro de imóveis.

Desde 2019, a Cohapar já emitiu quase 10 mil escrituras através do programa, chamado Escrituração Direta. Além de ser mais barato, há mais celeridade e não tem custos judiciais, o que facilita a vida de quem precisa do documento para efetuar a venda, transferência ou regularização do imóvel.

“Podem aderir ao serviço os titulares dos contratos de compra dos imóveis ou seus herdeiros, terceiros que adquiriram o imóvel e tenham a anuência dos titulares ou, ainda, aqueles que comprovem ter a posse pacífica do imóvel, ou seja, sem contestação judicial, há mais de cinco anos”, explica a chefe do escritório regional da Cohapar Lucilei Marchiori.

COMO PARTICIPAR – Para aderir ao programa Escrituração Direta é necessário ter liquidado todas as prestações do imóvel e emitir o Certificado de Quitação, cuja primeira via pode ser solicitada gratuitamente à Cohapar. A solicitação pode ser feita pelo site da companhia, por ligação telefônica ou via mensagem de WhatsApp através do número (45) 3333-1100.

Em Maripá, os moradores ainda tem a opção de entrar em contato com a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município até o dia 31 de outubro para manifestar o interesse em aderir ao programa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Henrique Dias, número 1390.

Após essa data, uma reunião com a participação de técnicos da Cohapar e prefeitura  será agendada com os interessados para mais orientações sobre o processo de regularização e coleta da documentação necessária.