Famílias de Medianeira são realocadas de assentamentos precários para novas casas

Confira o áudio desta notícia

Famílias de Medianeira que moravam em áreas precárias recebem casas novas

Representantes da Cohapar, Itaipu e da Prefeitura de Medianeira entregaram nesta quinta-feira (18) as chaves de 20 casas populares a famílias da cidade, na região Oeste do Paraná. O grupo beneficiado é formado por pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social residentes em áreas de risco ou condições precárias e que, por causa dos aportes dos órgãos envolvidos, receberam os imóveis gratuitamente.

O Residencial Itaipu Medianeira recebeu aproximadamente R$ 1,1 milhão de investimento da empresa que administra a Usina Hidrelétrica. Segundo a chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marchiori, o Governo do Estado contribuiu com contrapartidas de assessoramento e infraestrutura.

“A Cohapar elaborou os projetos construtivos das casas, enquanto a instalação das redes e padrões de energia elétrica foram feitas pela Copel e das redes de abastecimento de água e coletora de esgoto pela Sanepar”, disse Lucilei.

A área do conjunto habitacional foi doada pela administração municipal, que também executou obras de infraestrutura no entorno para viabilização do empreendimento. Segundo o prefeito de Medianeira, Antonio Benjamin, o objetivo do projeto é resgatar a dignidade das famílias beneficiadas, cuja maioria trabalha na coleta de material reciclável na cidade. “São pessoas que contribuem com o meio ambiente através do seu trabalho”, comenta. “Com estas casas, elas terão uma melhor qualidade de vida, mais ânimo e a autoestima renovada”, afirmou.

Para Benjamin, a entrega é resultado do trabalho integrado entre os diferentes níveis de governo. “É uma soma de esforços do Governo do Estado com o município e a Itaipu Binacional, e nós só temos a agradecer por essa parceria, a qual pretendemos ampliar para atender as demandas por moradias da nossa população”.

FELICIDADE EM DOBRO – A dona de casa Nidia da Silva, de 54 anos, não esconde a emoção com a mudança para o novo lar, onde ela irá morar com a mãe, já idosa, e o irmão, que possui deficiência intelectual, dos quais cuida sozinha.

“A casa onde a gente morava é bem pequena, de madeira, e fica na beira de um barranco”, diz. “Eu fico feliz porque o sonho da minha mãe sempre foi ter uma casa boa, de material, com espaço pra receber a família, e a felicidade dela é a nossa também, faltam até palavras pra descrever o sentimento”, diz Nidia.

BALANÇO – Além de Medianeira, outros 17 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná são beneficiados pelo convênio do Governo do Paraná com a Itaipu Binacional. Os projetos receberam R$ 20 milhões para a construção de 365 casas nos últimos três anos.