Famílias de Moreira Sales recebem as chaves da casa própria financiadas pelo Estado

Cinquenta e duas famílias de Moreira Sales receberam nesta quinta-feira (26) as chaves das suas casas próprias. A partir de agora, elas são as proprietárias de unidades no Residencial Jardim Pôr do Sol III, construído em duas etapas na cidade, na região Centro-Oeste do Paraná, e que contaram com um investimento de R$ 6,2 milhões do Governo do Estado.

Os recursos estaduais foram viabilizados através do programa Casa Fácil Paraná, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Eles foram utilizados para custear o valor de entrada dos financiamentos e reduzir os valores das parcelas às 52 famílias que adquiriram os imóveis. A participação estadual também incluiu aportes financeiros para a instalação da rede de energia elétrica dos conjuntos sem custo aos moradores.

Segundo o diretor de Obras da Cohapar, Ademir Bier, o Casa Fácil Paraná contribui com a redução do déficit habitacional, atendendo as famílias que não têm condições financeiras de comprarem uma moradia sem o auxílio do poder público. “O Governo do Paraná faz, por meio da Cohapar, o maior investimento habitacional entre os estados do Brasil. Ao bancar o valor de entrada e financiar com condições facilitadas, as prestações têm uma redução significativa no custo, assegurando o direito à habitação para as famílias”, afirmou.

Os imóveis foram construídos por construtoras contratadas pela Cohapar via licitação e financiados diretamente pela Companhia, que também fez a seleção dos beneficiários e fiscalizou todas as etapas da obra. Vinte e nove unidades habitacionais foram construídas em uma etapa pela construtora Guilherme, enquanto as outras 23 unidades foram executadas pela pela construtora Sanmer.

Os imóveis são financiados em até 35 anos. Com os descontos, as parcelas variam de R$ 327 a R$ 699 por família, valores menores do que a média do custo de aluguel na cidade. As casas possuem modelos arquitetônicos que variam de 43 a 52 metros quadrados. Todas contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, em lotes que possibilitam futuras ampliações.

De acordo com o prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, as políticas habitacionais do Governo do Estado são fundamentais para atender as necessidades de moradia da população. “Estas casas representam a realização de um sonho para as famílias beneficiadas, que saem do aluguel e passam a morar em uma área nobre, com toda a infraestrutura necessária para viverem com dignidade pagando uma parcela acessível”, disse.

MUDANÇA DE VIDA – Uma das novas moradoras do Residencial Jardim Pôr do Sol é a dona de casa Solange Domingos de Moura, de 43 anos, que vai morar na casa nova com a filha, que tem deficiência intelectual. Para ela, a conquista é um ponto de transformação na vida da família.

“Até hoje eu não tinha nada na vida. Agora eu tenho a minha casa própria, então é um sentimento muito gratificante. A partir de agora muda tudo, porque ao invés de pagar aluguel vou pagar por aquilo que é meu e da minha filha”, contou Solange, que já preparou a mudança para o próximo sábado.

Outro beneficiado foi o agricultor Nilson Martins, 54, que não escondeu a felicidade após pegar as chaves da sua casa. “Estamos muito felizes, porque vai melhorar desde a questão financeira até a psicológica, por saber que eu tenho um lugar meu para morar”, disse. “Se não fosse essa ajuda financeira, seria impossível realizar esse sonho agora, mas com a bênção de Deus deu tudo certo”, comemorou Nilson.

CASA FÁCIL PARANÁ – Criado em 2021 a partir da aprovação de uma lei estadual, o Casa Fácil Paraná já beneficiou mais de 63 mil famílias com a entrega de novas casas ou regularização de imóveis sem documentação. A nova meta estipulada para a segunda fase do programa pelo governador Carlos Massa Ratinho é de facilitar o acesso à casa própria a mais 40 mil famílias até o fim de 2026. Para isso, o desconto por imóvel passou de R$ 15 mil para R$ 20 mil e a renda máxima do público-alvo subiu de três para quatro salários mínimos na principal modalidade do programa, voltada à concessão de subsídios financeiros.

Além do enquadramento financeiro, os interessados não podem possuir casa própria ou terem sido contemplados por projetos habitacionais do poder público anteriormente. As inscrições estão disponíveis no site da Cohapar, por meio do qual também é possível consultar os empreendimentos disponíveis em cada cidade.

PRESENÇAS – O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; e o prefeito de Rancho Alegre D’Oeste, Everton Cassio Zanuto, também acompanharam a entrega das chaves.