O BEM DITO - Umuarama tem déficit de 6 mil habitações, diz Cohapar
Em Umuarama, segundo a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), existe um déficit de 6 mil unidades habitacionais, 50 delas rurais. Os dados são referentes a 2015, quando foi feito o último levantamento.
Uma das famílias que vive a longa espera para sair do aluguel é a de uma balconista umuaramense, que há um ano está na fila. O financiamento de um imóvel via programas federais como o Minha Casa, Minha Vida não é possível devido ao valor da entrada, que fica acima dos R$ 11 mil, por isso a ação da prefeitura faria diferença na vida da família. “Há um ano e meio mais ou menos pago R$ 650 de aluguel”, diz.
O dinheiro, se remanejado para uma casa própria, seria suficiente para quitar prestações. Porém, de acordo com a prefeitura de Umuarama há projetos para construção de novas casas, todavia, isso depende de apoio do Governo Federal.
As últimas unidades habitacionais construídas na Capital da Amizade foram as dos conjuntos Sonho Meu e Sonho Meu II. Desde então não houve nenhum novo esforço para reduzir o déficit. Enquanto isso a balconista e o marido seguem aguardando, assim como outras 312 famílias que estão na lista de espera da Cohapar.