Programa da Cohapar leva escritura a preço acessível a 93 famílias de Bandeirantes

Nesta sexta-feira (23), representantes da Cohapar e da Prefeitura Municipal de Bandeirantes entregaram as escrituras de propriedade dos imóveis de 93 famílias em Bandeirantes, no norte pioneiro do Estado. A documentação foi emitida por meio do Programa de Escrituração Direta da Cohapar, o qual prevê um serviço de custo reduzido e tramitação mais célere do que o praticado por cartórios. A iniciativa, que é destinada exclusivamente ao atendimento de quem já é mutuário da companhia ou ocupantes que tenham a posse devidamente comprovada, visa desburocratizar o processo e promover a regularização fundiária dessas casas.

Para aderir ao programa e ter a escritura pública do bem em mãos, o proprietário paga o valor de R$ 531,51, que pode ser parcelado em quatro ou seis vezes sem juros, ou à vista, com desconto de 10%, a custa fica em R$ 478,36. A escrituração através da Cohapar também prevê a isenção total do FUNREJUS, descontos significativos no Cartório de Registro de Imóvel e assessoramento especializado durante todo o processo. Ademais, por meio da articulação do órgão estadual junto às prefeituras e câmaras de vereadores, dezenas de municípios também fazem mudanças na legislação para isentar os mutuários da cobrança do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Para o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta, a entrega da escritura é uma conquista na vida dessas famílias, que agora têm todos os direitos assegurados. “Todo sacrifício, as prestações pagas, tudo isso valeu a pena, porque hoje vocês são os proprietários e tem toda segurança garantida com esse documento. Temos que agradecer ao governador, que se sensibilizou com a situação e trouxe esse programa para facilitar a vida da população”, enfatizou.

Presente no evento, o deputado estadual Evandro Araújo exaltou o comprometimento conjunto da prefeitura e governo do Estado para viabilizar iniciativas que favorecem aos cidadãos. Já o diretor de regularização fundiária da Cohapar, Álvaro José Cabrini Júnior, destacou o potencial do programa no município, o qual pode atender ainda mais de 800 famílias.

Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes no evento: a primeira-dama de Bandeirantes, Giulliane de Oliveira Matta; a superintendente de Regularização Fundiária da Cohapar, Giovanna Stallivieri Fernandes; representantes da Câmara de Vereadores de Bandeirantes; e lideranças locais.

CONQUISTA – Para o aposentado Aparecido Campanelli, de 83 anos, o serviço prestado pela Cohapar foi essencial, pois possibilitou a escrituração a um valor acessível. “Esse programa foi uma benção, estamos muito felizes. Ter os documentos em nosso nome é uma tranquilidade e garantia para o futuro da minha família”, comemorou.

Outro que está realizado com o momento é o motorista José Luís Lazarini, de 55 anos, que havia quitado o imóvel há mais de dez anos, mas não tinha condições de regularizar a documentação devido ao custo. “Se for fazer no particular, a escritura sai muito cara. Assim que surgiu essa oportunidade, já fomos atrás do que era necessário para dar entrada. Hoje estamos aqui, com o documento da casa no nosso nome”, completou.