TRIBUNA DO INTERIOR - Estudo avaliará impactos sociais e financeiros do trabalho da Cohapar
Representantes da Cohapar e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) se reuniram nesta sexta-feira(6) para discutir os detalhes de uma nova parceria entre os órgãos. O objetivo é elaborar um estudo aprofundado sobre os impactos socioeconômicos propiciados direta e indiretamente pelos projetos habitacionais coordenados pela companhia.
"Nós queremos demonstrar que a quantia investida na construção de uma casa, em obras de infraestrutura ou em serviços documentais gera um ciclo econômico virtuoso, com a geração de novos postos de emprego, aumento da renda local e fomento ao comércio nos municípios", explica o diretor Administrativo- Financeiro da Cohapar, Paulo Campos.
Segundo o assessor da Cohapar Marcelo de Lucca, a ideia surgiu de um trabalho anterior já iniciado, cujo intuito é demonstrar o resultado socioeconômico do trabalho da empresa, que vai além daquele público diretamente beneficiado com novas moradias ou com o reconhecimento de propriedade.
"A partir dos investimentos aplicados na construção de casas populares, por exemplo, boa parte do material utilizado nas obras é adquirida na região, bem como a mão de obra contratada", relata. "Há ainda o retorno ao poder público por meio dos tributos arrecadados, como o ICMS, ISS e IPTU, entre outras fontes de recursos que podem ser reinvestidas em infraestrutura para os municípios", conclui Lucca.