Trinta e seis famílias de Piraquara recebem chaves da casa própria

Confira o áudio desta notícia

Trinta e seis famílias de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam nesta terça-feira (22) as chaves de suas moradias. A entrega marca a conclusão do Residencial Recanto das Águas, primeiro empreendimento residencial do Governo do Estado construído com recursos próprios no município. Entregaram as chaves às famílias os representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e da prefeitura de Piraquara.

Formado por 56 casas e sobrados, dos quais 20 já entregues anteriormente, o projeto recebeu R$ 7,5 milhões de investimento através do programa Casa Fácil Paraná. Financiadas pela Cohapar, as unidades contam com diversos benefícios para facilitar a aquisição da casa própria, como isenção de cobrança de valor de entrada, juros de apenas 4% ao ano e parcelamento em até 360 meses.

As unidades, que variam de 47 a 75 metros quadrados, foram destinadas a famílias cadastradas no sistema da Cohapar. Foram selecionadas pessoas com renda familiar mensal de até seis salários mínimos, que não possuíam casa própria e não haviam sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do poder público.

A prioridade de atendimento foi para residentes em áreas de risco ou condições precárias, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários de programas assistenciais e mulheres chefes de família. A aprovação dos financiamentos também foi condicionada à análise de crédito pelos técnicos estaduais.

CASA FÁCIL – De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a entrega marca a conclusão de mais uma etapa do Casa Fácil Paraná. Criado pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, ele foi elevado a programa permanente de Estado a partir da publicação da Lei 20.394/2020, de autoria do poder executivo.

“Finalizamos, com a participação da prefeitura, a entrega do Recanto das Águas, fazendo com que as famílias selecionadas passem ter o seu próprio lar com condições facilitadas de pagamento”, disse Lange. “Dessa forma, todos as modalidades do programa habitacional estabelecidas nos últimos quatro anos pelo governador Ratinho Junior possuem unidades entregues no Paraná”.

Além dos imóveis financiados pela Cohapar com condições facilitadas de pagamento, o Casa Fácil Paraná inclui a construção de condomínios para idosos e de moradias para famílias carentes, a concessão de subsídios para custeio do valor de entrada de imóveis financiados pela Caixa Econômica, a regularização fundiária e a emissão de escrituras de propriedade.

Ao todo, os projetos somam cerca de 35 mil unidades desde 2019 e que deverá ser ampliada na próxima gestão, cuja meta é atender mais 45 mil famílias paranaenses, de acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

LAR DEFINITIVO – Há cinco anos, a auxiliar de produção Keimarys Astudillo mudou-se com a família da Venezuela para o Brasil e escolheu Piraquara para recomeçar a vida. Neste período, ela sequer cogitava conquistar uma casa própria devido aos altos custos de um financiamento tradicional.

“A gente nunca imaginou que teríamos casa própria aqui no Brasil. É uma benção porque muda tudo e Piraquara é uma região muito boa, em que a escola fica a duas quadras de casa”, conta Keimarys. “A diferença de um financiamento no banco é muito grande e agora, em vez de pagar aluguel pra outra pessoa a gente tá pagando uma coisa que é nossa”, comemora.