Presidente da Cohapar Participa do Encontro Metropolitano da Habitação Popular no IEP – Instituto de Engenharia do Paraná

No dia 30 de agosto, o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) promoveu um evento de destaque para discutir questões cruciais relacionadas à habitação popular no estado. O "Encontro Metropolitano da Habitação Popular - Problemas e Soluções" reuniu especialistas para abordar uma série de tópicos, e entre os palestrantes, estava Jorge Lange, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Jorge, natural de Querência do Norte, é um empresário de destaque, com uma formação acadêmica em Ciências Contábeis pela Facivel (Unioeste). Ele também tem uma vasta experiência em cargos públicos, incluindo a função de Presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel e Chefe de Gabinete na Câmara Federal. Além disso, ele já atuou como vice-prefeito de Cascavel na gestão 2017/2020 e exerceu o cargo de Secretário de Obras Públicas do município.

Durante o evento, Jorge teve a oportunidade de compartilhar informações valiosas sobre o Programa Casa Fácil Paraná e a Política Estadual de Habitação do governo do Paraná. Suas palestras abordaram temas importantes relacionados ao programa:

Programa Casa Fácil Paraná

  • Instituído no ano de 2019 e transformado em política de Estado por meio da Lei 20.394/2020.
  • Visa solucionar carências habitacionais, com foco nas famílias com rendimentos mensais inferiores a três salários mínimos.
  • Compreende uma variedade de modalidades de atendimento personalizado para diferentes demandas habitacionais e aceita diversos sistemas construtivos certificados do mercado.

Jorge também destacou as modalidades e números do programa:

Presidente da Cohapar Participa do Encontro Metropolitano da Habitação Popular no IEP – Instituto de Engenharia do Paraná


Modalidades do Programa:

Viver Mais
Atendimento a idosos por meio de aluguel social, projetos inovadores e empreendimentos que promovem convivência saudável.

Vida Nova
Desfavelamento e atendimento a famílias vulneráveis, com foco em áreas de risco e preservação ambiental.

Além disso, Jorge enfatizou o valor da entrada, incluindo a redução do déficit habitacional, incentivos e subsídios para famílias de baixa renda. Ele destacou as vantagens desse programa, como fluxos planejados, projetos desenvolvidos pela iniciativa privada e a alavancagem da indústria da construção civil.

O evento contou com a participação de outros palestrantes, como José Lupion Neto - Presidente da Cohab, Pedro Virmond Moreira - Diretor da Tecverde Engenharia S.A  e Euclesio Manoel Finatti - Coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil do IEP. Foi uma oportunidade valiosa para debater soluções e estratégias para melhorar as condições habitacionais e promover o acesso à moradia adequada para todos.

 

GALERIA DE IMAGENS